![Dicas de Saúde_ Como a prática de esporte auxilia na sua imunidade dicas de saude](https://pedepatoacad.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Dicas-de-Saúde_-Como-a-prática-de-esporte-auxilia-na-sua-imunidade-420x280_c.png)
Uma das principais dicas de saúde que você pode pôr em prática é fazer atividades físicas regularmente. Além de te deixar em forma e aumentar a resistência física, os exercícios também aumentam sua imunidade. Mas como isso ocorre?
Atividade física, claro, não é vacina contra doenças. Mas se você fica resfriado com facilidade, uma das causas pode ser a imunidade baixa. Confira como manter o corpo em movimento deixa seu sistema imunológico mais resistente:
Dicas de saúde: como os exercícios melhoram nossa imunidade
Entenda agora como o exercício físico age fisiologicamente para deixar seu sistema imunológico mais forte e resistente:
Células “matadoras”
Um dos motivos que fazem dos exercícios físicos protetores da imunidade fisiológica é o aumento da produção de linfócitos, as células brancas do sangue. Uma classe deles, chamada de “natural killers” (matadores naturais, em inglês) ou células NK, são responsáveis por destruir células tumorais ou infectadas por vírus.
O linfócito é uma célula atuante no sistema imunitário inato, ou seja, aquele que já nasce conosco. Quando um micro-organismo como um vírus ou parasita entra no nosso corpo, ele passa por uma série de barreiras — a pele, a lágrima, o suor, a saliva, os tecidos do respiratório, o digestório e o ácido clorídrico do estômago. Mas se ele consegue superar todas essas barreiras, os linfócitos os “comem” por meio de anticorpos.
Uma das principais funções das células NK é a destruição de células tumorais ou infectadas por vírus.
Diminuição do estresse
O estresse foi uma situação muito útil para a existência da humanidade. A liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina era responsável por deixar o indivíduo alerta, evitando situações de perigo que pudessem colocar sua vida em risco. Depois de 24h, o nível hormonal era controlado novamente.
Hoje, esse tipo de perigo não é algo comum, mas as situações estressoras são mais comuns e constantes. Com isso, não há tempo para o corpo humano estabilizar seus níveis hormonais, causando o estresse crônico.
Quando você está praticando exercícios físicos, estimula a produção de endorfina, o hormônio da felicidade. Ela é considerada um analgésico natural, porque diminui a sensibilidade à dor e proporciona uma sensação de relaxamento e prazer.
Mas qual tipo de exercício libera endorfina? Qualquer um, desde uma boa caminhada até uma prática mais vigorosa.
Qual a quantidade de exercícios ideal para fortalecer a imunidade?
Esta dica de saúde agora vem da OMS: para adultos e idosos, a recomendação é de 150 minutos semanais de atividade física leve ou moderada (cerca de 20 minutos por dia) ou, pelo menos, 75 minutos de atividade física de maior intensidade por semana (pouco mais de 10 minutos por dia).
Portanto, comece a praticar exercícios com regularidade. Mas antes de entrar em uma academia, converse com seu médico e veja se está tudo certo.
Viu como praticar exercícios é uma das principais dicas de saúde para qualquer pessoa? No entanto, você precisa ter moderação. Treinar com o acompanhamento de um profissional é a melhor escolha para equilibrar intensidade e qualidade da atividade física.
Pronto para começar sua atividade física? Conheça a Pé de Pato e prepare um plano de exercícios de acordo com suas necessidades!