![importancia-atividade-fisica atividade física](https://pedepatoacad.com.br/wp-content/uploads/2020/02/importancia-atividade-fisica-420x280_c.jpg)
O corpo humano foi feito para o movimento — nos mexemos até quando dormimos! Por isso, o sedentarismo é considerado um dos males do século, já que é responsável por diversos problemas. O perigo é tão grande que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu um mínimo de tempo de atividade física que deve ser exercida por crianças, adultos e idosos durante toda a vida. Afinal, aquele futebol do fim de semana não vai suprir todas a necessidade que seu corpo precisa.
A atividade física é a maneira mais barata, eficiente e saudável de evitar doenças, além de também trazer diversos benefícios para o lado psicológico. Neste texto, você vai entender melhor sobre a importância de se exercitar frequentemente. Confira:
Qual a importância da atividade física?
A OMS recomenda que adultos de 18 a 64 anos de idade pratiquem 150 minutos de atividade física aeróbica moderada ou 75 minutos de atividade aeróbica intensa semanalmente. Mas será que é necessário tudo isso?
Evita a obesidade
A obesidade é outro dos males do século, um perigo que afeta física e psicologicamente o indivíduo, além de fazê-lo vítima de julgamentos e até bullying. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), a média da população brasileira com obesidade (IMC acima de 30) chegou a 19,8%, enquanto o excesso de peso (IMC acima de 25) está presente em mais da metade da população (55,7%).
Atividades físicas aeróbicas, tonificação muscular e uma boa alimentação podem tirar você dessa porcentagem. Além disso, evitam diversas doenças relacionadas à obesidade, que são os grandes problemas causados pelo sobrepeso:
- cardiopatias (doenças do coração);
- dificuldade de caminhar;
- gravidez de risco;
- infertilidade;
- hipertensão;
- trombose;
- diabetes;
- apneia;
- asma.
Deixa o organismo mais resistente a doenças
Vimos que muitas doenças estão relacionadas à obesidade. Mas uma pessoa magra não está imune a sofrer de doenças cardíacas, por exemplo. O grande mal não é o peso e sim o sedentarismo. O excesso de gordura corporal atrapalha a execução de atividades cotidianas e exige mais do corpo, mas um indivíduo acima do peso pode ser muito mais saudável que alguém com IMC abaixo de 25.
Quando você pratica atividades físicas regularmente, estimula o trabalho do coração e aumenta a temperatura corporal. Isso faz com que artérias e veias fiquem dilatadas e permitam que o sangue, responsável por nutrir órgãos e músculos, circule com mais facilidade.
Além disso, a atividade física estimula a produção de linfócitos, as células brancas do sangue, também chamadas de natural killers. Mas, calma: o nome aparentemente assustador é dado porque uma das funções delas é destruir células tumorais ou infectadas por vírus.
Por fim, outra grande vantagem da atividade física é combater o estresse — outro grande inimigo do sistema imunológico.
Contribui para a saúde de ossos, músculos e articulações
Como dito, o sangue nutre os músculos e os deixa mais saudáveis. Além disso, a atividade faz com que eles fiquem mais fortes e resistentes, protegendo os ossos.
E por falar neles, o tecido ósseo está em constante renovação: ele passa pelos processos de crescimento, mineralização, destruição e desmineralização. O problema é que, com o passar dos anos, os primeiros processos diminuem e os últimos avançam, deixando os ossos fracos.
As atividades físicas aumentam o depósito de minerais nos ossos, deixando-os mais resistentes e menos suscetíveis ao avanço da idade. E não vamos nos esquecer das articulações, que ficam mais lubrificadas com a movimentação constante.
Pronto para sair do sedentarismo e começar uma atividade física? Entre em contato com a Academia Pé de Pato e escolha o melhor plano para você!